O que é reproduzir audiobooks?

Ler em voz alta não é novidade: desde a antiguidade, contadores de histórias e oradores declamavam seus textos para a população, a maioria não sabia ler. Os primeiros audiobooks foram criados inicialmente para deficientes visuais, para que pudessem acessar a leitura. Hoje, todos podem ouvir um livro no smartphone e os catálogos das editoras são enriquecidos todos os dias com livros de áudio. Inicialmente, os livros de áudio usavam conversão de texto em fala, ou seja, uma voz gerada por computador.

Hoje, a voz humana é preferida porque permite maior proximidade com o leitor, mais calor e melhor entonação. A voz desperta mais emoções no leitor e permite que ele mergulhe totalmente no universo do livro. Como faço para me tornar um leitor de audiobooks? Emprestar sua voz para a gravação de um livro de áudio requer definir o tom e o ritmo certos. Alguma experiência de fala é essencial e seu discurso deve ser perfeito.

Se você já fez aulas de teatro ou cinema, melhor ainda. Os operadores de audiobooks geralmente preferem atores profissionais para ler os textos. Os castings são realizados por estúdios de gravação para escolher a voz que melhor se adequará ao texto. Os próprios autores costumam ler com prazer seus próprios textos, como Philippe Labro ou Éric-Emmanuel Schmitt. Você também pode oferecer seus serviços como narrador de audiobook em plataformas freelances. Autores independentes ou publicados que não desejam ler seus próprios livros poderão contatá-lo.

Ubook podcast cafe com adm ouvir